A CIRSOL


O tema central da segunda edição CIRSOL será "O impacto da gestão de resíduos sólidos e do saneamento frente às mudanças climáticas" com foco no futuro e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A II CIRSOL terá uma programação abrangente e diversificada, que inclui Painéis de Diálogo, Feira de Negócios de Resíduos Sólidos e Saneamento, Feira de Sustentabilidade de Microempreendedores e Espaço Pró Catador onde terá uma Feira de Economia Criativa das Cooperativas de Catadores. Além disso, teremos o Espaço CIRSOL Jovem, que oferecerá atividades de educação ambiental e de economia circular,  Espaço CIRSOL Mulher, com a “Exposição das Catadoras do Brasil", que irá homenagear 80 catadoras das 26 unidades federativas e do Distrito Federal. O evento também terá um Desfile de Moda Circular, com vestuário produzido a partir de material reciclado. Além de outras atividades como o Festival de Arte e Cultura, visitas técnicas, o Espaço Sala das Nações e intervenções urbanas focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU).

OBJETIVOS GERAIS

O que terá na CIRSOL

Feira de Negócios de Resíduos Sólidos e Saneamento

Realizada em parceria com empresas e instituições da indústria e do comércio, do setor público e privado e com as associações de resíduos sólidos e saneamento, a Feira de Negócios será um espaço de exposição de produtos e serviços, troca de experiências, networking e diversificação de portfólio de investimentos para pequenas, médias e grandes empresas.

Feira de Sustentabilidade de Microempreendedores

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de futuros negócios verdes, a Feira de Sustentabilidade servirá como vitrine para exposição de produtos e serviços inovadores, criando oportunidades de negócios.

Espaço Pró-Catador Diogo de Sant’Ana

Espaço dedicado ao Movimento Nacional dos Catadores e as Cooperativas de catadores do Distrito Federal que terá uma Feira de Economia Criativa das Cooperativas de Catadores que visa à exposição e promoção do trabalho das Cooperativas de Catadores, destacando os produtos e serviços resultantes do reaproveitamento de materiais recicláveis, dentro do conceito de economia circular.

CIRSOL Jovem

Espaço especialmente dedicado aos jovens, com foco na educação ambiental e na conscientização sobre resíduos sólidos e saneamento. O ambiente contará com exposições de projetos criativos, oficinas práticas de economia circular e diversas atividades culturais. A iniciativa visa inspirar e engajar as novas gerações em práticas sustentáveis, promovendo a criatividade e o protagonismo juvenil na construção de um futuro mais responsável e inovador para o planeta.

CIRSOL Mulher

Espaço voltado ao protagonismo feminino na sustentabilidade, com a Exposição das Catadoras do Brasil, que apresentará fotografias e relatos de catadoras representando as 26 unidades federativas e o Distrito Federal. O evento também incluirá uma Feira de Empreendedorismo Feminino, com iniciativas voltadas à sustentabilidade, e um Desfile de Moda Circular, exibindo roupas confeccionadas a partir de materiais recicláveis em parceria com estudantes de moda.

Regata das Pontes CIRSOL

A Regata une esporte e sustentabilidade em um evento dedicado à preservação ambiental no Lago Paranoá. Com modalidades como remo, canoa havaiana, vela e mergulho, a iniciativa inclui a coleta de resíduos no fundo do lago por mergulhadores, promovendo a conservação da biodiversidade local. Realizada em parceria com federações esportivas de cada modalidade, a Regata busca conscientizar esportistas, participantes e espectadores sobre a importância de proteger os recursos naturais, destacando o compromisso coletivo com o meio ambiente.

Intervenção Urbana ODS da Agenda 2030

No Museu Nacional da República e no Congresso Nacional, serão projetados os 18 símbolos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Serão espalhados 18 grandes balões no gramado da Esplanada dos Ministérios e a exposição “18 ODS para um mundo melhor” será instalada em frente ao Museu Nacional da República.

Visitas Técnicas

Durante a Conferência, serão realizadas visitas técnicas nas instalações das empresas públicas e privadas do Distrito Federal dos setores de resíduos sólidos e saneamento, e também nas Cooperativas de Catadores. Serão envolvidas as universidades, escolas públicas e privadas, bem como empresas de serviço público e a iniciativa privada, cujas áreas de atuação estejam circunscritas ao tema.

Capacitação e Workshop

Na II CIRSOL haverá capacitações e workshops sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, sobre a Economia Circular e sobre a Lei de Incentivo à Reciclagem (LIR), incluindo o decreto regulamentar que estabelece a criação do Fundo de Apoio para Ações Voltadas à Reciclagem (ProRecicle). Esses fundos visam fortalecer a cadeira produtiva da reciclagem no Brasil, oferecendo incentivos fiscai e benefícios para projetos que promovam a reciclagem.

Sala das Nações

Com mais de 130 embaixadas, a Sala das Nações torna-se um ponto estratégico para diplomatas, especialistas e líderes internacionais compartilharem políticas, projetos e inovações em gestão de resíduos sólidos e saneamento. O objetivo é promover a disseminação de boas práticas e fortalecer a cooperação internacional, o diálogo e a troca de experiências entre representantes de diversos países.

Festival de Arte e Cultura

Com a participação de artistas brasileiros da cultura local, regional e nacional, exposições de fotografia, pintura, escultura, exibição de filmes, peças de teatro, intervenções e performances, as atividades artísticas e culturais serão voltadas para a temática dos resíduos sólidos e saneamento, culminando em um grande show de encerramento da II CIRSOL.