Com o olhar para o futuro, através das lentes do desenvolvimento sustentável, nasce a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), realizada no Recife, capital de Pernambuco. Correalizada por 16 instituições de grande relevância que, unidas, irão promover o debate sobre a Gestão de Resíduos Sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas, a CIRSOL-Recife/PE deixará um importante legado rumo a um planeta mais sustentável.
Durante três dias, a temática “A geração de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas” estará em destaque a partir de uma programação diversificada e desenvolvida na modalidade presencial e virtual, com transmissão online.
Seguindo a amplitude de seus realizadores, a conferência também contará com uma significativa representatividade entre os participantes, reunindo o poder público, o setor produtivo e de serviços, a comunidade acadêmica e a sociedade civil, entre outros.
A I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL) será um fórum de debates de extrema importância para a agenda nacional e internacional do meio ambiente. A partir da coalizão entre diversos correalizadores, o evento estimulará o debate sobre resíduos sólidos de forma multissetorial, com o intuito de gerar ações que resultem em impacto positivo de cumprimento dos compromissos assumidos com a Agenda 2030.
Nossas metas para o futuro
- Assinatura da Carta Compromisso entre governos, setor privado, academia, sociedade civil e organismos internacionais com estabelecimento de compromissos e obrigações de cada setor.
- Estabelecimento de mecanismos para a criação de um Plano de Governança Ambiental para Resíduos Sólidos.
- Criação de um Observatório de Resíduos Sólidos para o acompanhamento dos compromissos assumidos na Carta Compromisso.
Temas estratégicos serão apresentados por porta-vozes internacionais, personalidades atuantes e formadores de opinião a partir de uma abordagem de entrevistas e confronto de ideias.
Os temas serão aprofundados em aspectos mais técnicos e seus desdobramentos. Nessas propostas, será intensificada a participação de especialistas técnicos, gestores e comunidade acadêmica.
Serão ofertadas oficinas, visitas técnicas, atividades de educação ambiental, além de capacitações e uso da metodologia de design thinking para o compartilhamento de boas práticas e elaboração de planos.
Atividades para todos os públicos