A cidade anfitriã da CIRSOL, Recife, é considerada porta de entrada para o Nordeste brasileiro. Com forte tradição em cultura, história e gastronomia, características presentes em todo o estado de Pernambuco, Recife também esbanja belas paisagens a partir de suas pontes e rios. A capital pernambucana também abriga o maior parque tecnológico do país, o conhecido Porto Digital. Na região metropolitana do Recife, são mais de 1,5 milhão de habitantes, reunindo um importante aglomerado econômico, abrigando as principais indústrias do Estado e consolidando-se como um moderno polo de serviços.
Os roteiros turísticos no Recife vão de programacões de cultura e arte, roteiros históricos, praias e atividades ao ar livre, artesanato e compras, esportes e aventura e uma agenda direcionada a crianças. A Prefeitura do Recife disponibiliza as informações essenciais para uma boa experiência na cidade de forma online no site visit.recife, com versões em inglês e espanhol. O site ainda disponibiliza:
Dicas de gastronomia, com sugestões de restaurantes, bares, creperias, pizzarias, delicatessens e cafés.
Dicas de hospedagem, com opções de hotéis, pousadas e hostel.
Nessa página de informações, os interessados ainda podem obter orientações na área de saúde, segurança, telefones de emergência e clima.
E também é possível conferir informações sobre aluguel de bikes e de carros, além de acessar um mapa com as melhores rotas para se locomover dentro da cidade.
Abaixo, confira o vídeo manifesto com o posicionamento de cidade criativa.
Conhecido por sua ativa e rica cultura popular, Pernambuco é berço de várias manifestações tradicionais, como a capoeira, o coco, o frevo e o maracatu, bem como detentor de um vasto patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, sobretudo no que se refere ao período colonial.
A população pernambucana respira e valoriza a sua cultura. O estado orgulha-se de ser reconhecido no país por sua cena cultural construída a partir da rica e diversa contribuição de índios, portugueses, holandeses, judeus e africanos. Pernambuco é também o porto de poetas, artistas plásticos e músicos conhecidos mundialmente e ainda tem destaque em suas manifestações como o carnaval e o São João.
Entre os principais setores industriais estão a construção, serviços industriais de utilidade pública, como energia elétrica e água, alimentos, derivados de petróleo e biocombustíveis e veículos automotores, correspondendo a 70% da indústria do estado. Sua produção industrial está entre as maiores do Norte-Nordeste. Destacando-se as indústrias naval, automobilística, química, metalúrgica, de vidros planos, eletroeletrônica, de minerais não metálicos, têxtil e alimentícia.
Confira, no vídeo abaixo, as principais ações e projetos que o estado de Pernambuco vem desenvolvendo no sentido de reafirmar o compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa.
COMO CHEGAR
O Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre recebe em média 5 milhões de turistas por ano e tem aproximadamente 31 destinos nacionais e 13 destinos internacionais conectados diretamente. São voos domésticos e internacionais 24 horas por dia, cumprindo um importante papel para a cidade e toda a Região Nordeste do Brasil.
Também é possível chegar por terra pelo Terminal Integrado de Passageiros (TIP), que é o segundo maior do país e trabalha com um fluxo de aproximadamente 12 mil pessoas embarcando e desembarcando por dia.